INTENSIDADE
25.7.2023
Intensidade é uma palavra usada com frequência na linguagem de técnicos e preparadores físicos. Até mesmo para definir atividade física realizada por atletas de elite é comum empregar o uso do termo “Esporte de Alta Intensidade ou Alto Desempenho”.
O uso da palavra intensidade furou a bolha social do esporte de alto nível para também ocupar os ambientes aonde acontecem atividades físicas para esportistas amadores e praticantes com objetivos de saúde, bem-estar e estética. Aulas de alta intensidade passaram a preencher a grade de programação das academias e muitos praticantes comuns se tornaram embaixadores dos métodos e treinos intensos defendendo seus resultados e benefícios.
Entretanto, acho interessante compreender o que define intensidade e, mais importante do que isso, detectar aonde ela se manifesta na atividade que você realiza. Além disso, é preciso ter consciência das etapas necessárias para agir com eficiência e segurança.
Procure imaginar um cenário de uma construção com um grupo de trabalhadores prontos para realizar a tarefa do dia. Hoje serão entregues os blocos de concreto para a construção de um galpão no terreno que acontece a obra. Os trabalhadores terão que retirar do caminhão de entrega os blocos e empilhar cada um deles para serem usados na construção das paredes. O local reservado para o armazenamento do material está a exatos 30 metros do ponto de entrega e a recomendação é que seja carregados 2 blocos por vez (um em cada mão). Então, cada um dos trabalhadores deve pegar 2 blocos, carregá-los 30 metros e montar uma pilha no local de armazenamento. O momento da entrega foi feito a uma hora antes do horário de almoço, ou seja, os trabalhadores tem 60 minutos para realizar o máximo possível do que foi proposto deixando o restante do trabalho para ser concluído após o retorno da refeição. Após o término do tempo destinado pôde ser constatado a produção individual de cada um dos trabalhadores pelas pilhas de blocos montadas. Evidentemente, o número de blocos definiu qual trabalhador foi mais produtivo na tarefa proposta e se a pergunta fosse “Quem foi mais intenso?”a resposta seria “Aquele que carregou e empilhou mais blocos”.
O cenário imaginado ilustra o conceito sobre intensidade. Intensidade é definida pela sua capacidade de trabalho, ou melhor, pela produtividade dentro de uma tarefa. Haverão sempre 3 elementos presentes nessa equação, a distância, massa e o tempo. No caso relatado algumas variáveis foram controladas. Cada trabalhador só podia carregar dois blocos por vez e o tempo da tarefa era de 60 minutos para todos. A quantidade de trabalho produzido foi definido pelo número de total blocos e a distância percorrida para buscar e carregá-los. Esse montante que pode ser quantificado por quilos e metros é o volume do trabalho realizado na tarefa. Quem produziu um volume maior nesse caso foi mais intenso. Por outro lado a tarefa poderia ter sido proposta de outra maneira. Quantidades iguais para todos os trabalhadores, mantendo a mesma regra para a condução dos blocos e também a distância para o empilhamento. Nessas condições, com massa e distância estabelecida, a intensidade seria definida pelo tempo de execução do trabalho. O menor tempo de tarefa apontaria o trabalhador mais produtivo e portanto mais intenso.
Por mais simples e até mesmo óbvio que possa parecer alguns acontecimentos na estória trazem novas reflexões. A pilha de blocos do trabalhador mais intenso desabou uns 20 minutos após o término da tarefa quebrando boa parte do material e eliminando qualquer possibilidade de uso. Além disso, a falta de experiência no manejo dos blocos durante o deslocamento provocou mais perdas materiais e a falta de costume com um trabalho dessa natureza deixou dores fortes nas articulações dos ombros e região lombar. Essas dores afastaram impediram suas atividades profissionais por duas semanas. Em contrapartida outro trabalhador mais experiente conseguiu ter uma produção próxima ao mais intenso sem qualquer prejuízo a própria saúde e nem tampouco perda material. Assim como foi fácil perceber o trabalho mais intenso na primeira análise fica óbvio admitir que a produção com maior qualidade é a mais relevante para o conjunto de toda obra. Qualidade exige técnica! Portanto, é preciso aprender e aprimorar incansavelmente o gesto da tarefa a ser realizada. A mecânica correta preserva organismo, torna o trabalho duradouro e prolonga os benefícios referentes ao esforço.
Um outro ponto interessante foi na observação do trabalhador com a produção de melhor qualidade. Houve oscilação de ritmo. Os momentos de pegar e empilhar os blocos eram feitos com maior cuidado portanto mais devagar. A velocidade era maior no deslocamento da carga (o trajeto entre a retirada e o armazenamento) principalmente nos momentos que o percurso era feito sem os blocos. A alternância entre devagar e rápido contribuem na consistência técnica ponto fundamental para uma produção de trabalho igual durante todo período proposto. É claro que a experiência permitiu elaborar um plano estratégico para realizar a tarefa e parte dessa elaboração foi para detectar os momentos que a intensidade irá se manifestar, ou seja, aonde o ritmo deve ser maior.
Qual o preço que devemos pagar pela intensidade? O preço da intensidade a qualquer custo? Assumindo a ganância pelo resultado apesar de todos os riscos ?
O preço da intensidade está na longa preparação. Em escala de prioridades seria:
Dedicar o tempo necessário para capacitar o corpo ao estresse que uma atividade repetitiva provoca
Aprender a mecânica adequada
Ajustar cadência e ritmo para manter a consistência mecânica
Detectar o ponto aonde a intensidade irá se manifestar no seu esporte ou atividade física
Ser obediente as prioridades citadas
Atingir a disciplina mental para manter a obediência citada no quinto item é o preço da intensidade. Anos dedicados ao aprendizado e desenvolvimento para produzir resultados de qualidade e benefícios duradouros.
Respeite e esteja disposto a viver o processo.